Cidadania por casamento

Chianti – Toscana
As mulheres que se casaram antes de 27/04/1983 com um homem, que depois é reconhecido como italiano por nascimento, têm direito ao reconhecimento automático da cidadania: a lei italiana anterior, de fato, desde que a esposa tivesse que seguir a cidadania de seu marido. Será necessário, portanto, produzir apenas o ato de nascimento completo original e recente. Este reconhecimento automático também é permitido para mulheres que estão divorciadas do cidadão italiano após a data acima mencionada ou se o marido italiano tiver falecido.

Os homens, qualquer que seja a data de seu casamento, e as mulheres que se casaram com um italiano depois de 27/04/1983, não têm direito automático à cidadania italiana. assim, tais cônjuges de italianos podem, entretanto, requerer a cidadania pelo casamento (NATURALIZAÇÃO) desde que o cônjuge já seja cidadão italiano, a certidão de casamento já tenha sido transcrita em uma Comuna Italiana e o vínculo matrimonial ainda esteja em andamento. A naturalização italiana não é equivalente ao reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis e poderia resultar no LOSS da cidadania brasileira.

Para ser concedido a cidadania, ao cônjuge de um cidadão italiano, deve ser decorrido um período de três anos desde o casamento ou desde a data de aquisição por naturalização ou recompra. Estes prazos são reduzidos pela metade (18 meses) na presença de crianças.

No momento da adoção da medida para a atribuição da cidadania italiana, não deve haver dissolução, anulação ou extinção dos efeitos civis do casamento e não deve haver separação pessoal dos cônjuges. A certidão de casamento deve ser transcrita nos registros de estado civil da prefeitura italiana. Como condição, é necessário ter um conhecimento adequado da língua italiana não inferior ao nível B1 do diploma, através da aquisição de uma qualificação emitida por uma instituição pública ou igualitária de ensino ou uma certificação emitida por um organismo certificador (pertencente ao sistema unificado de certificação CLIQ – Certificazione Lingua Italiana di Qualità):

  • a Universidade para Estrangeiros de Siena;
  • a Universidade para Estrangeiros de Perugia;
  • a Universidade Roma Tre;
  • o Instituto Italiano de Cultura;
  • a Sociedade Dante Alighieri.
  • Consulta inicial gratuita
  • Análise personalizada
  • Assistência profissional
  • WhatsApp Chat H24
CONTATOS AGORA